Mais uma vez somos tomados de horror com notícias de violência e morte contra crianças e, como ocorre na maioria das vezes, tal violência parte de pessoas próximas, familiares ou agregados que deveriam proteger e dar segurança aos pequenos, mas que se tornam os algozes de inocentes, verdadeiros monstros travestidos de seres humanos que jamais deveriam chegar perto de uma criança.
Navegue pelo conteúdo
Como todos nós, eu também penso se um dia este tipo de ocorrência terrível vai acabar e não viveremos mais para assistir notícias tão tristes, mas mesmo que não vejamos um fim próximo de tamanho flagelo, é preciso agir agora!
O que precisamos fazer
Você leitor, que é um adulto responsável e igualmente sofre com notícias assim, precisa fazer mais do que apenas ficar triste. É preciso agir, é preciso denunciar, é preciso estar atento aos sinais, é preciso prestar atenção aos gritos, notar as marchas roxas, saber identificar um rosto de criança carregado de medo e choro diante de um determinado adulto e, principalmente, é preciso não ter mede de questionar e, se necessário, denunciar.
Órgãos responsáveis por receber denúncias de violência contra crianças
Disque 100 – Tanto vítimas como testemunhas podem denunciar violência contra menores anonimamente. A ligação é gratuita e funciona todos os dias das 08hs – 22hs.
Conselho Tutelar – O mais próximo do nosso bairro (Portal do Morumbi – SP) é o conselho do Butantã, que fica na rua Cel. Otaviano da Silveira, 235 – Tel. (11) 3746-6287.
Ministério Público de São Paulo – caoinfancia@mpsp.mp.br
Policia Militar – 190
Policia Civil – 197
Disque Denúncia – Tel. (11) 2253-1177
Leia também:
Azis Elias
Dr. Azis José Elias Filho é sócio da Elias & Cury Advogados Associados.